sábado, 20 de junho de 2009





XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – CBBD

No período de 05 a 08 de julho de 2009, no Centro de Convenções de Bonito, acontecerá o XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – CBBD, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB conjuntamente com a Associação dos Bibliotecários de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul - APB/MS, e tem como Tema Geral “Redes de conhecimento, acesso à informação e gestão sustentável”.

O CBBD é promovido desde 1956 pela FEBAB, em parceria com associações filiadas, sendo um evento consolidado no cenário nacional, e constituindo-se num espaço privilegiado para a apresentação de experiências, práticas e difusão da produção técnico-científica relativa a bibliotecas, unidades de informação, ensino e pesquisa e também propiciando oportunidades para o congraçamento e atualização dos profissionais da área.

Dentro da programação do XXIII edição do CBBD em 2009 estarão sendo comemorados os 50 anos da FEBAB e os 30 anos da APB/MS. Este CBBD apresenta uma proposta inovadora e pela primeira vez o evento acontecerá em uma pequena cidade do interior do País apresentando de forma experimental, inovações no seu formato.

Espera-se assim, proporcionar aos congressistas, além de todas as temáticas de alta relevância para os profissionais da informação no contexto da sociedade da informação, a possibilidade de um tempo maior para a socialização, a convivência e o estreitamento das relações entre seus pares, inspirados e envolvidos pela beleza e exuberância da natureza que os cercará durante estes dias.

Fonte: CBBD

Bonito CVB realizou palestra sobre Eventos Corporativos e de Incentivo

Bonito recebeu na semana passada a visita do Sr. Daniel Spinelli - Praia Secreta Treinamento Empresarial, que veio conhecer os atrativos e a infra-estrutura turística da cidade, e verificar qual o perfil de eventos corporativos e de incentivo que temos potencial para receber.

A Praia Secreta Treinamento Empresarial é uma empresa de consultoria em desenvolvimento humano presente no mercado desde 1996, que oferece programas de incentivo e já prestou serviço para diversas empresas no Brasil, dentre elas: Banco Real, Sadia, Eletrolux, Brasiltelecom e Nissan. Para conhecer mais, acesse o site:
http://www.praiasecreta.com.br/

Após visitar a cidade, o Sr. Daniel realizou no dia 15/06, no Centro de Convenções, uma palestra "Mercado Corporativo - Oportunidades" que contou com a presença dos associados do Bonito CVB e do Sr. Clayton Castilho - Diretor de Turismo da Sectur.

Na ocasião, explicou as atividades que são realizadas por este nicho de mercado, o perfil da demanda e as características necessárias que devem ser apresentadas pela oferta.
Comentou que Bonito tem uma excelente infra-estrutura para receber eventos e deve focar, se houver interesse em trabalhar com este público, nas Viagens de Incentivo e Convenções de âmbito Nacional.

Relatou que os treinamentos empresariais, em sua maioria, tem duração de 1/2 a 2 dias e são realizados nas proximidades da Sede da Empresa Promotora e que por este motivo, devemos focar essas atividades para o mercado local ou regional.

Os interessados em saber um pouco mais sobre Viagens de Incentivo, podem visitar o site:
http://www.ampro.com.br/servicos/recomendacoes/manual_ampro.pdf

Bonito CVB em busca de novas oportunidades de negócios para Bonito e seus associados.

Fonte: Bonito CVB

Bonito vai sediar Encontro Anual de Etologia em novembro

O município de Bonito vai sediar o XXVII Encontro Anual de Etologia e I Simpósio Latino-Americano de Etologia, de 12 a 15 de novembro, no Centro de Convenções de Bonito. O evento contará com a presença de cientistas renomados, que debaterão o tema central do evento, Evolução e Comportamento Animal em palestras, simpósios, mesas-redondas e minicursos.

O XXVII EAE tem como objetivo geral reunir participantes oriundos de várias partes do Brasil e do mundo, acadêmicos, pesquisadores, estudantes das áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Psicologia interessados no tema Comportamento Animal e Evolução, para um amplo debate que estimule fortemente a reflexão e amplitude do conceito fundador da Biologia Moderna.

Pelo fato de o evento ser em Bonito, há potencial de atração de empresários e profissionais da área de turismo, além de jornalistas, com interesse nos conceitos aplicados da Etologia. Paralelamente ao evento, ocorrerá a Exposição \"REvolução de Darwin\", originalmente montada no Museu da PUCRS e que virá para o Mato Grosso do Sul especialmente para o evento.

Mais informações sobre inscrições e a programação do evento no site
http://www.xxviieae.com.br

Fonte: MS Notícias

O Melhor de Viagem e Turismo 2009

Bonito está nas páginas da Revista Viagem e Turismo - Editora Abril, edição do mês de junho de 2009.

Um anúncio feito pelo COMTUR e Secretária Municipal Turismo, Indústria e Comercio ilustra esta importante revista de turismo.

A VT também não deixou de fazer uma reportagem sobre a misteriosa vinda de Brad Pitt à Bonito.

Divulguem para seus clientes e amigos!

Além disso, A Revista Viagem e Turismo lançou na edição do mês de junho o Prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo 2009" que divulga e premia os melhores destinos turísticos no Brasil e também a Promoção "Orlando é só Alegria".

Entre as várias cidades do país, o município de Bonito, pode ser um dos escolhidos através dos votos dos participantes, por ser considerado um paraíso ecológico.

Click no link abaixo e confira a matéria no portal Bonito Brazil, lá vocês encontrarão a explicação de como funciona a promoção e o link direto para a página. Deste link você poderá ir para a página da pesquisa do prêmio Melhores também.

http://www.bonitobrazil.com.br/NOTICIA-PANTANAL-713-VOTE+EM+BONITO+PARA+O+PREMIO+O+MELHOR+DE+VIAGEM+2009.htm

Vamos participar da votação e fazer a nossa parte, elejer Bonito como um dos melhores locais para se conhecer no Brasil.

Fonte: Bonitoweb

segunda-feira, 15 de junho de 2009





O Potencial de Bonito para sediar Eventos Corporativos e de Incentivo

O Bonito Convention & Visitors Bureau, realiza hoje no Centro de Convenções de Bonito, as 18h00, a palestra "APRESENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DO POTENCIAL DE BONITO PARA EVENTOS CORPORATIVOS E DE INCENTIVO" com o Sr. Daniel Spinelli - Praia Secreta Expedições.

A Praia Secreta Expedições é uma empresa de consultoria em desenvolvimento humano presente no mercado desde 1996, que oferece programas de incentivo e já prestou serviço para diversas empresas no Brasil, dentre elas: Banco Real, Sadia, Eletrolux, Brasiltelecom e Nissan.

Para conhecer mais, acesse o site:
http://www.praiasecreta.com.br/

Bonito pode aproveitar esta oportunidade para se especializar e atender este nicho de mercado, aprimorando e adaptando seus produtos para mais este segmento: Eventos Corporativos e de Incentivo.

Contamos com sua presença!

Fonte: Bonito CVB

Bonito marca presença na IMEX 2009, em Frankfurt

Com o intuito de promover Bonito como destino para a realização de eventos corporativos e de incentivo internacionais, a Prefeitura Municipal e o Convention Bureau de Bonito marcaram presença na IMEX (Worldwide Exhibition for Incentive Travel, Meetings and Events - www.imex-frankfurt.com), realizada de 26 a 28 de maio em Frankfurt, na Alemanha.

A IMEX é um dos maiores encontros dedicados ao segmento de eventos no mundo. A participação de Bonito, além de garantir a visibilidade do destino no mercado internacional, gera oportunidade para negócios e relacionamento com empresas de vários países. De acordo com a organização do evento, foi registrada a presença recorde de fornecedores de 157 nações.

“Além de seus atrativos naturais únicos, Bonito conta com uma rede hoteleira de categoria internacional, um moderno centro de convenções, operadoras receptivas (DMCs) e aeroporto em operação com voos regulares. Isso nos dá condições de oferecer um excelente produto para o mercado internacional, que busca novos destinos para a realização de eventos e atividades de incentivo. Em Bonito oferecemos integração à natureza com estrutura de excelência para eventos.” Diz Rodrigo Coinete, representante do Bonito CVB nesta iniciativa.O Secretário Municipal de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, disse que a participação na IMEX 2009 marca o início da promoção de Bonito no mercado internacional. Para este ano, Bonito irá participar de mais três feiras internacionais. Estas ações contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Bonito, COMTUR e Bonito CVB.
Rodrigo Coinete, Karin de Carvalho (EMBRATUR), Beth Coelho, Telma Vieira e Érica Corrêa no estande do Brasil na IMEX 2009.

Fonte: Bonito CVB

Bonito vai sediar Festival Nacional de Música dos Correios


O município de Bonito vai sediar no dia 20 de junho a Fase Nacional do Festival de Música dos Correios, que acontecerá juntamente com mais dois eventos de destaque da empresa: a Convenção de Vendas, que premiará os destaques da rede dos Correios no Estado e a Fase Regional do Torneio de Futsal, cuja equipe vencedora representará MS na fase nacional da modalidade.

A Fase Nacional do Festival de Música dos Correios acontecerá no Centro de Convenções de Bonito, com a participação de pelo menos 20 representantes de outros estados. O local abrigará também a homenagem de premiação dos 85 destaques em vendas, com a realização, em seguida, de um baile.

A disputa no Futsal acontecerá no Ginásio de Esportes de Bonito e contará com a participação de equipes de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Bonito

Plante Bonito - Seja um parceiro das causas ambientais

Nos dias atuais, a responsabilidade sócio-ambiental tornou-se um fator decisivo na competitividade para os negócios.

Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes.

Uma empresa baseada em princípios socialmente responsáveis tem por premissa relações éticas e transparentes e, assim, ganha condições de manter o melhor relacionamento com parceiros e fornecedores, clientes e funcionários, governo e sociedade.

Apoiar projetos de instituições não-governamentais pode ser uma boa solução para as empresas preocupadas com o meio ambiente. Diversas ONGs desenvolvem projetos cujos temas estão relacionados à recuperação ambiental, neutralização de carbono e adoção de florestas. Estes projetos podem receber patrocínios de empresas ambientalmente responsáveis. Assim, elas podem associar sua imagem ao projeto desenvolvido, apoiando uma ação ambiental de esfera maior.

Exemplo de um projeto apoiado por empresas é o Programa Plante Bonito, realizado pela ONG Instituto das Águas da Serra da Bodoquena - IASB em Bonito (MS). Trata-se de um projeto pioneiro para a região, cujo objetivo é reflorestar as matas nativas da Serra da Bodoquena. As mudas utilizadas nos plantios são patrocinadas por empresas de diversos ramos, como também por pessoas físicas e escolas.

O IASB, através do Plante Bonito, oferece a empresas a oportunidade de associar sua imagem à causa ambiental.

Para saber mais sobre o Plante Bonito, os empresários podem entrar em contato com o IASB pelo fone: 67 3255-1920 ou pelo e-mail:
iasb@iasb.org.br

Fonte: Bonito Web

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bonito participa da IMEX, na Alemanha.

O Bonito Convention & Visitors Bureau, com o apoio do COMTUR e da Secretaria Municipal de Turismo, marca presença na IMEX, feira voltada para profissionais de turismo, que acontece entre os dias 26 e 28 de maio em Frankfurt, na Alemanha. Mais de 3.500 expositores de mais de 150 países irão participar da IMEX 2009.

O Bonito CVB está entre os 26 expositores brasileiros que a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux coordena a participação, entre os quais estão a Top Tours, Elco Tour, BIT Turismo, Queensberry e outros CVBs.

Rodrigo Coinete, que representa o Bonito CVB na IMEX, comenta "esta feira é uma das mais importantes no cenário mundial, e com certeza Bonito trará ótimos resultados. Conseguimos colocar imagens de Bonito em todos os estandes do Brasil, está sendo um sucesso!"

A IMEX contará com a presença da presidente da Embratur, Jeanine Pies, além do diretor Marcelo Pedroso e da gerente Maria Katavatis. Pela CBCVB, estará presente a coordenadora comercial Mirian Murata.

Fonte: CBCVB e Bonito CVB







MS espera R$ 15 mi em rodada de negócios no 2º Salão de Turismo


Os operadores convidados pelo governo de Mato Grosso do Sul para a Feira e o Salão de Turismo que acontece de 27 a 31 de maio na capital, Campo Grande, já passaram por Aquidauana, Miranda e chegaram ontem a Bonito. No sábado retornam a Campo Grande e no domingo participam da Rodada de Negócios que encerra o evento inaugurado na última quarta-feira (27) pelo governador André Puccinelli e pela diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), Nilde Brun.

Além de brasileiros, há operadores de Argentina, Paraguai, Alemanha, Holanda, França, Espanha, Portugal e Estados Unidos este ano. A expectativa do Fundtur, que organiza a rodada a cada dois anos, é de que a edição deste ano movimente cerca de R$ 15 milhões em negócios.

Para saber mais sobre o evento (que é aberto ao público e a profissionais) e acompanhar a programação acesse
www.salaodeturismoms.ms.gov.br. E no link do álbum para ver imagens de um dos roteiros da viagem de inspeção que os operadores fazem pelo Pantanal e Bonito.

Fonte: Panrotas

Bonito na TV

O Bonito Convention & Visitors Bureau, com o apoio da Secretaria de Turismo e empresários do trade, recebe esta semana em Bonito a equipe do Programa "No Coração do Brasil", da TV Band, que vai ao ar todo sábado as 23h00 (horário de Brasília).

Eles captaram imagens dos atrativos turísticos da cidade, além dos restaurantes, da Fábrica do Taboa (em breve um atrativo para os turistas) e do centro da cidade, para produzir um programa especial de Bonito, que deve ir ao ar no próximo dia 13/06.

De Bonito eles seguem para Miranda onde farão as filmagens do Trem do Pantanal e da fauna e flora do Pantanal Sul, que também serão exibidas em outro programa sobre o Pantanal MS.

A equipe composta pelo diretor do programa Nelsinho, pelo repórter Joel Datena que estréia no Programa (filho do apresentador José Datena) pelo cinegrafista Adriano e seu auxiliar Cristiano ficaram encantados com as belezas de Bonito!

Fonte: Bonito CVB
Foto: Rio da Prata

Brasil é o 7º no Ranking da ICCA 2008

Na última sexta-feira (15/05) a International Congress and Convention Association (ICCA) divulgou o ranking das cidades que mais sediaram eventos internacionais. O Brasil está entre os dez países que mais sediaram eventos no mundo. Foram 254 eventos internacionais realizados em 2008 dentro dos critérios da associação, que são eventos itinerantes, com periodicidade fixa e no mínimo 50 participantes. O excelente desempenho fez com que o país passasse do 8º para o 7º lugar no ranking da ICCA.

A cidade de São Paulo é, pela segunda vez consecutiva, a cidade das Américas que mais recebeu eventos internacionais, saltando da 23ª para a 12ª posição no ranking mundial. Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Recife (PE) são as outras cidades brasileiras que figuram no ranking, que realizaram no mínimo cinco eventos internacionais em 2008.

O presidente da CBCVB, João Luiz dos Santos Moreira, lembra que este feito só foi possível pela dedicação e pelo contínuo esforço de toda a rede de CVBx, trabalhando na captação de eventos, e no desenvolvimento dos seus destinos e da infra-estrutura receptiva. Ressalta que esta conquista, é uma consequência dos trabalhos realizados no ano que passou, sendo os CVBx responsáveis por 284 eventos internacionais captados e 95 eventos internacionais apoiados.

Fonte: Ascom CBCVB
Continuação da matéria:
http://www.cbcvb.com.br/noticias_detalhes.asp?id=5402

Mato Grosso do Sul aposta no turismo como alternativa para desenvolvimento

Reconhecido por possuir uma das mais importantes cadeias da carne bovina e produção de grãos, o Estado de Mato Grosso do Sul diversifica sua economia através de alternativas para ampliar a produtividade, buscar novos mercados consumidores, atrair indústrias, gerar empregos e, consequentemente, desenvolve a região.

Uma dessas alternativas é o mercado turístico. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) investe nos diversos setores do mercado - como turismo de eventos, negócios, ecoturismo, de aventura, rural e outros - para ampliar o número de visitantes e os gastos dentro do Estado.

De acordo com a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, a estratégia do governo é tornar o turismo uma atividade sustentável. "O mercado do turismo além de negócios, gera desenvolvimento e inclusão social, pois produz muitos empregos e abrange outras áreas econômicas", disse Nilde, durante a abertura da Feira Internacional e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, no dia 27 de maio.

Em 2008 o Estado recebeu cerca de 10 milhões de passageiros, de acordo com a estatísticas do Fundtur. Ao todo, a marca atingida foi de 1 milhão de hóspedes, que ficam, em média, 2,6 dias no Estado, com gasto diário de R$ 120, gerando R$ 360 milhões.

Entre os produtos turísticos de destaque, estão o Pantanal, Bonito, e agora o Trem do Pantanal.

Na Feira Internacional e 2º Salão de Turismo, o Estado está representado pelas 10 regiões, destacando seus potenciais turísticos. Além da música, dança, história e artesanato, o evento traz um concurso gastronômico, onde 15 pratos (entre doces e salgados) disputam a preferência do público e do júri técnico.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Recanto Ecológico Rio da Prata/Estância Mimosa Ecoturismo

Bonito recebe prêmio nacional por preservação ambiental

O município de Bonito, localizado a 257 quilômetros de Campo Grande, foi reconhecido nacionalmente pela preservação ambiental.

A cidade recebeu o Prêmio de Destaque Nacional Outorgado a Município-Modelo na Preservação de Áreas Verdes e Unidades de Conservação, durante o Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana, realizado no Rio de Janeiro de 18 a 20 de maio.

A premiação foi concedida por decisão do Conselho Diretor do Instituto Ambiental Biosfera, como reconhecimento da existência de extensas áreas de preservação ambiental no município.

De acordo com conselho tais áreas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e valoriza as potencialidades locais.

O prêmio foi recebido pelo prefeito José Arthur (PMDB), que participou na condição de Convidado de Honra e integrante da Tribuna Especial de Convidados, acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano e pelo chefe de gabinete, Roberto Rocca.

Fonte: Campo Grande News

Festa da Guavira entra para calendário oficial de eventos de MS

O Festival da Guavira entrou para o calendário cívico oficial do Estado, com realização prevista para a última semana de novembro, no município de Bonito (MS).

A inclusão do festival entre as festas tradicionais de MS se dá juntamente com a Festa de São Sebastião, do distrito de Paraíso das Águas em Costa Rica, em janeiro, e a Festa de Nossa Senhora de Fátima, em Rio Negro, na primeira quinzena de maio.

A lei 3.660/2009 está na primeira página do Diário Oficial do Estado, número 7.451, de 05 de maio de 2009. Ela foi sancionada pelo governador do Estado André Puccinelli.

Guavira

A guavira é um fruto típico da região Centro-Oeste e nasce de uma planta arbustiva. Colhida uma vez por ano (em novembro) tem sabor adocicado e é também utilizada no preparo de geléias, doces, sucos, sorvetes, licores e cachaça.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Recanto Ecológico Rio da Prata/Estância Mimosa Ecoturismo
Foto: Daniel de Granville